AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Authors

  • José Ailton Rodrigues Soares Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Câmpus Palmas Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus Arraias
  • Aline Ferreira Amorim Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus EMVZ em Araguaína
  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus Arraias

Keywords:

psicometria, educação, método avaliativo

Abstract

O objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros.

Author Biographies

José Ailton Rodrigues Soares, Instituto Federal do Tocantins - IFTO - Câmpus Palmas Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus Arraias

Professor do Instituto Federal do Tocantins - Câmpus Palmas, graduado em licenciatura em ciências com habilitação plena em matemática, especialista em matemática (educação) e mestre em matemática pelo PROFMAT, na Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Arraias.

Aline Ferreira Amorim, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus EMVZ em Araguaína

Professora do Instituto Federal do Pará - IFPA - Câmpus Cametá. Graduada em zootecnia,  especialista, mestra e doutora em ciência animal pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus EMVZ em Araguaína

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus Arraias

Pedagogo e Doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar - Linha Sexualidade, Cultura e Educação Sexual - 2015). Lidera o GEPGSEX/UFT- CUA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação Sexual/Universidade Federal do Tocantins - Câmpus de Arraias) e Coordena na UFT/CUA o Grupo de Estudos Interinstitucional Políticas Sociais, Relações Étnico-Raciais e Cidadania, sediado na UNESP/FCLar. Especialista nos métodos de pesquisa bibliográfica, de análise documental e Grounded Theory. Atua como docente nos cursos de Pedagogia e de Matemática (EaD) na UFT-CUA.

Published

13-11-2018

Issue

Section

Artigos