Análise da qualidade estrutural de escolas da rede pública utilizando ferramentas de Programação Matemática
Keywords:
Escolas, Programação matemática, Preferência declarada.Abstract
O presente trabalho, através de um estudo de caso, tem como objetivo identificar pontos positivos e negativos das escolas públicas da cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, utilizando a técnica de Preferência Declarada para tal diagnóstico. E, a partir disto utilizar a Programação Inteira para uma melhor designação dos alunos às escolas, contribuindo assim com os órgãos gestores do ensino no planejamento e busca de melhorias para o sistema escolar. Quando se pensa em escolas nos dias de hoje, se tem uma concepção muito diferente daquela de algumas décadas atrás. O mundo moderno faz com que os pais busquem na escola não apenas um ambiente propício à transmissão de novos conhecimentos durante algumas horas, mas sim um local onde seus filhos possam permanecer, muitas vezes o dia todo, e nele obtenham além do conhecimento dos conteúdos pedagógicos, uma alimentação saudável, um ambiente para transmissão de valores éticos e culturais, um local de entretenimento. Sob essa visão, os órgãos gestores do ensino precisam estar atentos a n novos fatores que despertem a confiança dos pais, a motivação dos alunos, o preparo do corpo docente, além da necessária qualidade do ensino. Neste aspecto, a técnica de Preferência Declarada proporciona a transformação de valores qualitativos em valores quantitativos que pode indicar em qual escola e quais mudanças devem ser feitas para atender a expectativa dos pais, alunos e professores. O modelo matemático usado na designação de alunos às escolas conforme a “utilidade” apresentada foi implementado com o software LINGO.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors keep copyrights and conced to the magazine the right of first publication, with the paper also licensed up Creative Commons Attribution License, wich alows sharing the paper with credits to the author and initial publication in this magazine.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.