Experiments for an innovative approach to physics
Palavras-chave:
Metodologia didática, educação científica, experimentosResumo
O estudo de caso refere-se à apresentação para graduados em física e matemáticade uma “metodologia” inovadora para a Física. A metodologia tem o intuito de unificar
diferentes capítulos da Física ao nível fenomenológico e ao nível explicativo. É inevitável
discutir epistemologicamente a relação fenômeno/experimento/teoria, e, também, é importante
propor uma metodologia didática baseada na interatividade de forma a estimular os
estudantes-professores para problemas específicos, para suas dúvidas e enganos. A metodologia
foi estudada como uma atividade em cursos para professores (atualização). Foi experimentado
com grupos de graduados em Física e Matemática em três anos sucessivos. A
meta é melhorar a ciência que é ensinada, através de uma metarreflexão do conteúdo de
ciência e das práticas de laboratórios tidas no decorrer do curso universitário. São discutidas
a conveniência didática de experiências e a análise de eletrodomésticos tecnológicos.
A metodologia pedagógica é guiada por alguns temas principais que são discutidos de uma
maneira espiralada (atividade construtiva e mudança conceitual, o papel dos experimentos
na ciência e na educação da ciência, o uso da energia como conceito explicativo, a função
de resposta, o uso da transformada de Fourier).
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