Fantasies, myths and fallacies in Modern Physics teaching: the case of the 3 “R” (radioactivity, relativity, red-shifts
Palavras-chave:
Ensino de Física, paradigmas, história da Ciência, sociologia da CiênciaResumo
A F´ısica Moderna praticamente inexiste no ensino de F´ısica nas escolas dopa´ıs. O ensino de ciˆencia segue sempre sua linearidade cansativa dos livros-textos com escassas informa¸c˜oes hist´oricas. Por outro lado, esse ensino apresenta um padr˜ao de resolu
¸c˜ao de centenas de exerc´ıcios estilizados que corroboram os paradigmas da ciˆencia contempor
ˆanea do s´eculo XX. O presente trabalho se prop˜oe a ser uma reflex˜ao baseada no
projeto PROIN/CAPES para promover o ensino de F´ısica Moderna na disciplina “Laborat
´orio Especial de F´ısica Moderna”. O projeto consiste de trˆes est´agios: 1) avalia¸c˜ao do
conhecimento cient´ıfico dos estudantes sobre a F´ısica Moderna e sua Hist´oria; 2) equipamentos
de laborat´orios com experimentos cl´assicos; 3) reconstru¸c˜ao de contextos hist´oricos
da Ciˆencia. Os dois primeiros est´agios j´a est˜ao implementados. O terceiro est´agio ´e o mais
dif´ıcil uma vez que promove uma esp´ecie de saud´avel “rebeli˜ao” contra a educa¸c˜ao cient´ıfica
que cria mitos, fantasias e conduz, portanto, a um falacioso ensino de F´ısica. O modus
operandi ´e a desconstru¸c˜ao de certos fatos considerados como “verdades” na Ciˆencia e na
educa¸c˜ao cient´ıfica (os trˆes “R”s do t´ıtulo): a) Becquerel nunca “descobriu” a radioatividade;
b) a deflex˜ao do raio de luz pelo Sol no eclipse de 1919 nunca foi conclusivo; c) Hubble
nunca afirmou que o deslocamento para o vermelho (redshift) era a prova para um universo
inflacion´ario.
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