Geometria Interativa: Novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
Palavras-chave:
Mídias de ensino, Geometria, Tecnologia, EtnomatemáticaResumo
Este artigo descola-se da pesquisa da dissertação com mesmo título na qual é analisada uma fatia importante da Educação: o ensino de Matemática em nível de educação básica. Tomando como referência a experiência docente de seus autores, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressignificação no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta as tendências de Educação Matemática Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresentamos uma proposta que entrelaça as duas tendências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresentamos também uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta configura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.