AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
Palavras-chave:
psicometria, educação, método avaliativoResumo
O objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.