Efeito da temperatura no comportamento reológico das polpas de caju e goiaba
Palavras-chave:
reologia, polpa, goiaba, cajuResumo
Neste trabalho de caráter experimental, determinou-se o comportamento reológico das polpas de goiaba (Psidium guajava, L) e caju (Anacardium occidentale, L). As amostras foram analisadas nas temperaturas de 10oC, 20oC, 30oC, 40oC, 50oC e 60oC, por meio de um reômetro Haake Rotovisko, com sistema de placas paralelas pq 45, e os dados experimentais foram ajustados utilizando-se o modelo reológico Mizrahi-Berk, o qual se prestou satisfatoriamente à descrição do comportamento reológico da polpa de goiaba. A polpa de
caju apresentou um comportamento reológico que não pode ser descrito adequadamente pelos modelos usuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.