Extração assistida por ultrassom de compostos bioativos das cascas de lichia (Litchi chinensis Sonn.)
Palavras-chave:
subprodutos, capacidade antioxidante, compostos fenólicos, etanol.Resumo
O processamento da lichia (Litchi chinensis Sonn.) gera subprodutos que apresentam elevada concentração de compostos bioativos, sendo que os mesmos podem ser efetivamente extraídos em processo assistido por ultrassom. O presente trabalho objetivou investigar a aplicação do ultrassom na extração de compostos bioativos das cascas de lichia. O efeito das variáveis de processo (temperatura, tempo e concentração de etanol), na extração de compostos fenólicos, foi avaliado por meio de um planejamento experimental Box-Behnken. O aumento da temperatura e concentração de etanol proporcionou a obtenção de elevadas concentrações de compostos fenólicos, sendo a variável resposta não influenciada pelo tempo de extração. Constatou-se que o teor de compostos fenólicos está relacionado às variáveis independentes a partir de uma equação polinomial de segunda ordem, com coeficiente de correlação >0,98. A temperatura de 60 °C, utilizando solução com 70% de etanol, durante 30 minutos foi identificada como condição ótima de extração de compostos fenólicos, com 1225,7 mg EAG 100 g-1. Na condição otimizada avaliou-se o efeito da aplicação do ultrassom na extração de compostos fenólicos e capacidade antioxidante. A partir dos resultados obtidos verifica-se que o processo assistido por ultrassom favorece a extração de compostos bioativos (p<0,05).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.