Qualidade de peito de frango marinado e defumado decorrente do uso de cloreto de cálcio e lactato de sódio
Palavras-chave:
Aditivos, Atividade de água, Perda por cocção, Maciez da carne, Peito de frango.Resumo
A variação da maciez é um dos problemas mais importantes e normalmente encontrados na carne de frango. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso combinado de lactato de sódio e cloreto de cálcio em peito de frango marinado e defumado, buscando aumentar sua maciez e suculência. Os produtos foram elaborados a partir da injeção de 20% de salmoura sobre o peso da carne. Foi utilizado um planejamento fatorial completo 22 com três repetições no ponto central, totalizando sete ensaios, as variáveis investigadas foram: cloreto de cálcio (0; 0,15 e 0,30 g.100 g-1 em peito de frango marinado) e lactato de sódio (0; 1,5 e 3,0 g.100 g-1 em peito de frango marinado). Os peitos de frango marinados e defumados foram caracterizados pelas análises de força de cisalhamento, atividade de água, perda por cozimento e aceitabilidade sensorial. A adição de lactato de sódio e cloreto de cálcio foi benéfica por contribuir para a melhoria da maciez do produto final, resultando também em menores valores de atividade de água. A análise sensorial indicou um elevado nível de aceitação do peito de frango marinado e defumado (84,44%).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.