Influência de Variáveis Experimentais na Determinação Refratométrica de Umidade em Mel por Planejamento Fatorial
Palavras-chave:
Mel, umidade, refratometria, planejamento fatorialResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar, por um planejamento fatorial, se fontes de variação como origem floral, cristalização, método e operador influenciam na determinação refratométrica dos teores de umidade em mel. Os resultados sugeriram que somente o fator operador não interfere neste tipo de determinação. Foram verificados efeitos de interação significativos de duas e três variáveis entre origem botânica, estado físico e método. Então, pode ser sugerido que o método refratométrico da Comissão Européia de Mel poderia ser adotado pela legislação brasileira como uma alternativa ao método oficial da AOAC já que ele independe da origem floral dos méis, cristalização e operador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.