<b>Amamentação em Prematuros Investigação do Significado Materno<b>
Palavras-chave:
Aleitamento materno, PrematuroResumo
O bebê que nasce prematuro necessita de cuidados diferenciados. A permanência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é circundada de acontecimentos novos e cuidados especiais, entre eles, a amamentação. A mãe de um bebê nascido antes do tempo previsto tem reduzido o período de preparação para recebê-lo. O objetivo foi investigar e analisar o signifi cado de amamentar um recémnascido pré-termo, atribuído por uma mãe, que teve seu bebê atendido em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em um município do Paraná. O estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa. Foi realizado a partir de uma entrevista aberta em grupo focal. A fala de uma das participantes foi recortada, transcrita e analisada a partir de análise do discurso, modalidade temática. A fala da mãe revelou sentimentos, ora favoráveis referentes à importância da amamentação, ora desfavoráveis referentes à obrigação em aleitar e, algumas vezes, ambíguos, em relação ao signifi cado da amamentação em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. É imprescindível uma atenção especial às mães nesta condição para que haja sucesso na amamentação durante a internação e no momento de alta clínica do bebê.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.