<b>A Educação em Saúde como Instrumento para Promover o Uso Racional de Medicamentos<b>
Palavras-chave:
uso de medicamentos, educação em saúde, atenção primária à saúde.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever o conhecimento científi co sobre o uso racional de medicamentos. Trata-se de revisão de literatura realizada entre novembro de 2005 a julho de 2006, por meio de consulta às bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES, e busca manual em acervos de biblioteca pública e privada, a partir dos descritores: medicação, auto-medicação, educação em saúde. A maioria das publicações são artigos de pesquisas realizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil, em unidades básicas de saúde, publicados predominantemente nos últimos cinco anos. As ações identifi cadas para promover o uso racional de medicamentos foram centradas na educação em saúde, com enfoque para as responsabilidades relacionadas à mídia, às pesquisas, ao contexto sociocultural, aos profi ssionais da saúde e da educação e à população. Acredita-se que as pesquisas sobre o tema devem ser priorizadas no campo da saúde e da educação, já que por meio de investigações podem ser obtidos parâmetros mais concretos sobre onde se encontram as defi ciências do cotidiano profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.