<b>A Educação em Saúde como Instrumento para Promover o Uso Racional de Medicamentos<b>

Autores

  • Wanice Winckler Bicudo UNINOVE
  • Fábio Arlindo Silva UNESP - Botucatu
  • Lucia Silva UNINOVE

Palavras-chave:

uso de medicamentos, educação em saúde, atenção primária à saúde.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o conhecimento científi co sobre o uso racional de medicamentos. Trata-se de revisão de literatura realizada entre novembro de 2005 a julho de 2006, por meio de consulta às bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES, e busca manual em acervos de biblioteca pública e privada, a partir dos descritores: medicação, auto-medicação, educação em saúde. A maioria das publicações são artigos de pesquisas realizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil, em unidades básicas de saúde, publicados predominantemente nos últimos cinco anos. As ações identifi cadas para promover o uso racional de medicamentos foram centradas na educação em saúde, com enfoque para as responsabilidades relacionadas à mídia, às pesquisas, ao contexto sociocultural, aos profi ssionais da saúde e da educação e à população. Acredita-se que as pesquisas sobre o tema devem ser priorizadas no campo da saúde e da educação, já que por meio de investigações podem ser obtidos parâmetros mais concretos sobre onde se encontram as defi ciências do cotidiano profissional.

Biografia do Autor

Wanice Winckler Bicudo, UNINOVE

Enfermeira graduada pela Faculdade Marechal Rondon, Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, São Manuel (SP). E-mail: wwbicudo@gmail.com

Fábio Arlindo Silva, UNESP - Botucatu

Doutor em Zootecnia. Docente do Departamento de Química e Bioquímica, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu(SP). E-mail: fabioarlindo@ibb.unesp.br

Lucia Silva, UNINOVE

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Profª do Curso de Graduação em Enfermagemda Faculdade Marechal Rondon, Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, São Manuel (SP). E-mail: luciasilva@usp.br.

Downloads

Publicado

10-07-2010

Edição

Seção

Artigos Originais