<b>Perfil de Pacientes que Procuram Atendimento Nutricional</b>
Palavras-chave:
Atenção à saúde, Assistência ambulatorial, NutriçãoResumo
Com o aumento da prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis, cresce a demanda por serviços nutricionais ambulatoriais, dessa forma, objetivou-se avaliar o perfi l dos pacientes que procuraram o atendimento nutricional na Clínica de Nutrição da Faculdade Assis Gurgacz nos anos de 2005 e 2006. Este estudo caracterizou-se como transversal descritivo, em que se analissaram dados de 267 fi chas de solicitação para o acompanhamento nutricional. A maioria (79,4%) dos pacientes pertencia ao gênero feminino e a idade média foi de 38,5 anos. Como condições de moradia 100% possuíam água encanada, 62,5% esgoto encanado e 84,6% residiam em casa de alvenaria. Quanto à escolaridade 19,5% apresentaram ensino médio completo e 4,5% não eram alfabetizados. Quanto à ocupação 27,7% eram do lar, 18,4% estudantes, 6,7% professores e 4,9% aposentados. A renda média mensal dos pacientes foi de R$ 948 reais, sendo que 38,6% da amostra possuíam renda familiar de um salário mínimo da época. A doença prevalente foi a hipertensão arterial, seguida pela hipercolesterolemia, diabetes mellitus e hipertrigliceridemia. O perfi l prevalente da população estudada foi de mulheres adultas, do lar, portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, com procura espontânea e indicação médica pelo atendimento nutricional, satisfeitas com a profissão, ansiosas referente aos aspectos psicológicos e apresentando bom relacionamento familiar. Por meio deste estudo percebe-se a necessidade da inserção do profi ssional nutricionista em postos de saúde e em ambulatórios públicos para atender essa demanda atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.