<b>Avaliação Vocal em Crianças Disfônicas Antes e Após Intervenção Fonoaudiológica em Grupo</b>

Autores

  • Ana Paula Dassie Leite Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Ivone Panhoca PUC-Campinas

Palavras-chave:

Distúrbios da voz, Processos grupais.

Resumo

Introdução: o trabalho fonoaudiológico em grupo com crianças disfônicas é pouco difundido, havendo escassos estudos abordando o tema. No entanto, o diagnóstico precoce das alterações vocais infantis é de grande importância para que a disfonia

não interfira nas atividades sociais da criança e, consequentemente, na vida adulta Objetivo: o objetivo do presente estudo foi avaliar as vozes de seis crianças disfônicas antes e após processo terapêutico fonoaudiológico em grupo. Método: o estudo teve caráter intervencionista e os dados foram comparados mediante as avaliações perceptivo-auditiva da voz e laringológicas antes e após processo terapêutico que teve a duração de seis meses, totalizando vinte sessões. Resultados: Os resultados que após a intervenção houve modificações positivas na qualidade vocal das crianças que inicialmente possuíam disfonias de grau leve (com qualidade vocal rouco-soprosa ou soprosa). Conclusão: a terapia fonoaudiológica em grupo pode proporcionar modificações positivas quanto à qualidade vocal de crianças disfônicas.

Biografia do Autor

Ana Paula Dassie Leite, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Fonoaudióloga. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Especialista em voz pelo CFFa. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – pauladassie@hotmail.com

Ivone Panhoca, PUC-Campinas

Fonoaudiólogca. Mestre em Lingüística e Doutora em Ciências pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC/Campinas – i.panhoca@terra.com.br

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Publicado

19-04-2010

Edição

Seção

Estudo de Caso