<b>Perfil dos Estudos de Educação em Saúde Realizados em Marília/SP nos anos de 2001 e 2002</b>

Autores

  • Jáima Pinheiro Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Tania Moron Saes Braga UNESP-Marília
  • Luciana Silva Navarro UNESP-Marília
  • Michelly Santos Andrade Universidade Estadual Centro-Oeste - (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação em saúde, Atenção à saúde

Resumo

Os avanços na área de educação em saúde têm permitido que muitas ações sejam

eficazes no sentido de promover a saúde, prevenir a doença e recuperar o enfermo. Dessa forma, as atividades educativas cada vez mais sistematizadas, vêm demonstrando sua importância principalmente em função do envolvimento da comunidade em tais ações. Este estudo verificou a freqüência de trabalhos de educação em saúde realizados por estudantes, técnicos e profissionais de diferentes áreas e níveis de formação na cidade de Marília/SP, nos anos de 2001 e 2002. A presente pesquisa caracteriza-se por uma investigação do tipo documental. O material analisado referiu-se a resumosde trabalhos apresentados em eventos e a análise de dados procurou contemplar a freqüência e a caracterização desses estudos. Os resultados indicaram um total de 336 trabalhos apresentados em eventos expressivos nas áreas de Educação e Saúde nesse período. Destes, 156 (46,5%) estavam relacionados com o tema educação em saúde. De modo geral, os trabalhos são desenvolvidos em instituições de saúde, diretamente na comunidade e em instituições educacionais. Os dados são expressivos em relação ao envolvimento de profissionais, técnicos e estudantes quanto às práticas educativas com a comunidade, indicando a preocupação dessas categorias com a promoção da saúde e com a melhora da qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP;Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),

 

campus de Irati/PR.

Tania Moron Saes Braga, UNESP-Marília

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Professora Assistente Doutora

 

do Departamento de Educação Especial e credenciada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP.

Luciana Silva Navarro, UNESP-Marília

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP; Bolsista do Programa de Extensão da Unesp (PROEx - 2001/2002).

Michelly Santos Andrade, Universidade Estadual Centro-Oeste - (UNICENTRO)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE; Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Irati/PR

Downloads

Publicado

19-04-2010

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica