<b>Perfil dos Estudos de Educação em Saúde Realizados em Marília/SP nos anos de 2001 e 2002</b>
Palavras-chave:
Promoção da saúde, Educação em saúde, Atenção à saúdeResumo
Os avanços na área de educação em saúde têm permitido que muitas ações sejam
eficazes no sentido de promover a saúde, prevenir a doença e recuperar o enfermo. Dessa forma, as atividades educativas cada vez mais sistematizadas, vêm demonstrando sua importância principalmente em função do envolvimento da comunidade em tais ações. Este estudo verificou a freqüência de trabalhos de educação em saúde realizados por estudantes, técnicos e profissionais de diferentes áreas e níveis de formação na cidade de Marília/SP, nos anos de 2001 e 2002. A presente pesquisa caracteriza-se por uma investigação do tipo documental. O material analisado referiu-se a resumosde trabalhos apresentados em eventos e a análise de dados procurou contemplar a freqüência e a caracterização desses estudos. Os resultados indicaram um total de 336 trabalhos apresentados em eventos expressivos nas áreas de Educação e Saúde nesse período. Destes, 156 (46,5%) estavam relacionados com o tema educação em saúde. De modo geral, os trabalhos são desenvolvidos em instituições de saúde, diretamente na comunidade e em instituições educacionais. Os dados são expressivos em relação ao envolvimento de profissionais, técnicos e estudantes quanto às práticas educativas com a comunidade, indicando a preocupação dessas categorias com a promoção da saúde e com a melhora da qualidade de vida da população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.