<b>Prevalência de Excesso de Peso em Adolescentes Segundo a Maturação Sexual</b>
Palavras-chave:
Excesso de peso, Maturação sexual, AdolescênciaResumo
A Organização Mundial da Saúde chama a atenção para o fato que a obesidade está aumentando mundialmente a taxa alarmante afetando ciclos da vida cada vez mais precoce. O excesso de peso após a idade de 12 anos, aumenta as chances de perpetuação na idade adulta. A puberdade é caracterizada por modifi cações morfológicas e adolescência são as transformações biopsicossociais que as acompanham. A composição corporal na adolescência se caracteriza normalmente, por maiores depósitos de gordura em meninas e de músculos em meninos. O objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência de excesso de peso em adolescentes de 10 a 14 anos, segundo a maturação sexual. Foi calculada uma amostra representativa de 491 adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Guarapuava-Paraná. A coleta de dados para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) foi realizada obtendo-se medidas de peso e de altura. Para defi nir a maturação sexual considerou-se a ocorrência de menarca em meninas e de pelos axilares em meninos. A maturação sexual estava presente em 50,1% e destes, 17,9% apresentaram sobrepeso com diferença estatisticamente signifi cativa (p<0,05) e 4,1% apresentaram obesidade (p>0,05). Percebe-se que o advento da maturação sexual provoca alterações corporais signifi cativas com incremento da adiposidade no sexo feminino e de massa muscular em meninos sendo um momento oportuno para prevenir a obesidade na adolescência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.