<b>Mobilização Neural como um Recurso Fisioterapêutico na Reabilitação de Pacientes com Acidente Vascular Encefálico – Revisão</b>

Autores

  • Andressa Luiza Zamberlan Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Ivo Ilvan Kerppers Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Acidente vascular encefálico, Mobilização neural, Reabilitação

Resumo

O Acidente Vascular Encefálico trata-se de uma afecção neurológica por vezes incapacitante e passível de inúmeras complicações no decorrer da vida do paciente. Busca-se sempre aprimorar erenovar as técnicas terapêuticas a fi m de evitar tais complicações e de maximizar a independênciadesses pacientes em suas atividades de vida diária. A mobilização neural é uma técnica relativamente nova que procura manter ou restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso. Uma vez que estas propriedades nervosas estão alteradas em indivíduos com AVE é que está sendo proposta neste estudo a inclusão desta técnica na reabilitação de pacientes com tais alterações. Acredita-se que esta inclusão seja benéfi ca, pois permite a manutenção da biomecânica nervosa, contribuindo na manutenção da amplitude de movimento, na prevenção de dores pós-centrais e na adequação do tônus muscular.

Biografia do Autor

Andressa Luiza Zamberlan, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. E-mail: dessazamberlan@yahoo.com.br.

Ivo Ilvan Kerppers, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro- Oeste – UNICENTRO. E-mail: ikerppers@hotmail.com.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica