<b>Prevalência de Nascimentos Baixo Peso e Prematuro na Cidade de Irati-PR: Implicações para a Fonoaudiologia</b>
Palavras-chave:
Prevalência, Nascimento prematuro, Nascimento de baixo peso.Resumo
A prematuridade e o baixo peso fazem parte dos fatores de risco associados ao nascimento e são indicadores de que um bebê pode apresentar risco em seu crescimento e desenvolvimento. Tanto a prematuridade quanto o baixo peso são fatores de risco para desenvolvimento de alterações na comunicação, envolvendo implicações para a fonoaudiologia, tanto ao nível preventivo quanto de reabilitação. Tem por objetivo verifi car a prevalência de nascimentos baixo peso e prematuros ocorridos em um hospital do interior do Paraná, no período de 01 de janeiro a 31 de maio de 2006 e os encaminhamentos realizados para acompanhamento fonoaudiológico. Através de estudo descritivo exploratório, verifi cou-se que a prevalência de nascimento baixo peso por ocorrência foi de 9,20% e por residência materna foi de 7,34 %. Já a prevalência de nascimento prematuro foi de 6,19% por ocorrência e de 4,55% por residência. Nenhum dos bebês foi encaminhado para acompanhamento fonoaudiológico. Diante dos resultados, verifi ca-se a ocorrência de nascimentos prematuros e de baixo peso na cidade de Irati, no entanto nenhum destes bebês foi encaminhado para acompanhamento fonoaudiológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.