<b>A Graduação em Fisioterapia na Universidade Estadual do Centro-Oeste</b>
Palavras-chave:
Fisioterapia, Graduação, Qualidade de ensino.Resumo
A graduação na área da saúde vem sofrendo alterações constantes. Durante a década de 90, a Reforma Sanitária no Brasil estabeleceu novas estratégias para todos os cursos envolvidos na área de saúde. Na fisioterapia, uma das principais mudanças foi no sentido de enfatizar o processo ‘saúdedoença’ dentro de uma visão mais ampla, preconizando não só a cura e a reabilitação da doença, mas também a promoção da saúde e, principalmente, a prevenção da doença. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), fortalecendo seu papel de servidora pública de ensino superior, propôs a implantação do curso de fi sioterapia procurando suprir a escassez de fi sioterapeutas em sua área de abrangência. O curso teve início no ano de 2000, com uma matriz curricular que contemplava as propostas de Diretrizes Nacionais para Cursos de Graduação em Fisioterapia de 1998. O Departamento de Fisioterapia (DEFISIO) vem reformulando a matriz curricular para sua adequação conforme as novas normas estabelecidas em consonância com o Ministério da Saúde para também contemplar modelo de assistência à saúde vigente. Visando propor ações e estratégias que estimulem um aumento na qualidade de ensino e fomentem a pesquisa científi ca na área, para posterior utilização na atuação profi ssional, foi realizada uma análise da trajetória do referido curso para entender a formação acadêmica do graduado em fi sioterapia na UNICENTRO. A coleta de dados teve seu embasamento na literatura existente, leis e pareceres emitidos por órgãos governamentais e em documentos que constam nos arquivos da Instituição.
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