<b>Avaliação do Estado Nutricional dos Indivíduos Participantes do Projeto “Saúde e Nutrição” da Cidade de Guarapuava – PR </b>
Palavras-chave:
obesidade, avaliação nutricional, doenças crônico-degenerativasResumo
A obesidade é uma síndrome multifatorial, que, devido aos hábitos alimentares não saudáveis, como uma dieta rica em gordura, leva a um excesso de gordura no organismo além das necessidades. Esta pesquisa objetivou avaliar e comparar o estado nutricional dos indivíduos participantes do projeto “
Saúde e Nutrição” na cidade de Guarapuava-PR, através do cálculo do IMC e a relação cintura quadril, como alvo a identificação do risco de oenças crônico-degenerativas entre os sexos masculino e feminino. As análises dos resultados mostraram que pelo método quantitativo do IMC, as mulheres demonstraram uma melhor situação nutricional que o sexo masculino, pois estes btiveram um grau maior de obesidade. A magreza não foi encontrada em nenhum indivíduo do sexo masculino pelo método do IMC, ao contrário das mulheres, em que foi encontrado este estado nutricional. Quanto ao método qualitativo da RCQ, demonstrou que a maioria da população apresenta um baixo risco para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Nas mulheres, a distribuição de gordura abdominal foi maior do que nos homens, demonstrando que estas, têm risco maior de desenvolvimento de doenças crônico- egenerativas, pois a gordura abdominal causa uma maior predisposição ao seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.