AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BOLO DE CHOCOLATE ACRESCIDO DE SOJA POR CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Paula Francielly Justino UNICENTRO
  • Daiana Novello unicentro
  • Laryssa Trevisan Gastaldon
  • Angelica Rocha Freitas
  • Priscilla Franceschini
  • Daiana Aparecida Dourado

Palavras-chave:

alimentação escolar, farinha de soja, bolo de chocolate

Resumo

É na idade escolar que os hábitos saudáveis se formam e comumente se estendem por toda a vida. Assim, a escola pode tornar-se o principal agente transformador deste cenário, através da educação nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação de um bolo de chocolate com crianças em idade escolar de uma escola municipal de Guarapuava-PR. Foram utilizados 2 bolos de chocolate: um bolo com a massa padrão e outro acrescido de farinha de soja. O teste de aceitação foi realizado com 47 provadores não treinados em idade escolar no mês de junho de 2006. Para o teste sensorial foram utilizadas fichas de escala hedônica de expressão facial com cinco categorias. A porção de 22g do bolo de chocolate padrão obteve 89kcal, e a porção de 22g do bolo modificado, 92,4kcal. O bolo com farinha de soja contribuiu, em maior porcentagem, em quase todos os nutrientes analisados. Após avaliação pelo teste de t de student, observou-se que o bolo contendo a farinha de soja foi menos aceito do que o bolo padrão (P<0,05). Tendo em vista a importância da soja na alimentação vale ressaltar a necessidade do seu uso na preparação de alimentos devido aos seus inúmeros benefícios na saúde, já comprovados cientificamente.

Downloads

Publicado

05-09-2011

Edição

Seção

Artigos Originais