Desenvolvimento Infantil e a contaminação por Chumbo: análise das defasagens observadas

Autores

  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues UNESP/ Bauru
  • Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, contaminação por chumbo,

Resumo

O presente estudo pretendeu analisar o desenvolvimento geral e em áreas específicas (Socialização, Linguagem, Cognição, Autocuidado e Desenvolvimento Motor) de 64 crianças distribuídas igualmente por sexo nas faixas etárias de um a cinco anos, contaminadas por chumbo. A avaliação de desenvolvimento foi feita utilizando-se o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), as meninas apresentaram desempenho pior do que o dos meninos. As áreas de Linguagem e Cognição foram as áreas mais deficitárias. No geral, em Linguagem o pior desempenho foi para a faixa etária de dois a três anos e, em Cognição observou-se que o desempenho piora com a idade. Considerando-se os sexos, observou-se que as meninas tiveram o seu pior desempenho nas áreas de Cognição e Linguagem na faixa etária de um a dois anos, enquanto que, para os meninos o desempenho em Cognição piorou com a idade. Os resultados parecem indicar o efeito do chumbo sobre o desenvolvimento infantil, porém, outras variáveis devem ser consideradas.

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Publicado

12-04-2011

Edição

Seção

Artigos Originais