Frequência de aglutininas anti-A e anti-B nos doadores de sangue do hemonúcleo de Guarapuava (PR)
Palavras-chave:
aglutininas, doadores de sangue.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência dos títulos de aglutininas anti-A e anti-B em 564 amostras de soro de doadores de sangue do grupo “O” e determinar o sexo e a faixa etária predominante, no Hemonúcleo de Guarapuava (PR). Desses doadores, 45 (7,3%) apresentaram títulos superiores a 1/100 de aglutininas e 519 (92,7%) baixos títulos. No grupo dos doadores de alto título, 20 (44,4%) foram reativos para a aglutinina anti-A, 16 (35,6%) para a aglutinina anti-B e 9 (20%) reativos para ambas. 317 (56,2%) doações foram realizadas por indivíduos do sexo masculino na faixa etária de 18 a 45 anos de idade. As frequências elevadas das aglutininas A, B e AB, no Hemonúcleo de Guarapuava, podem sugerir que é de grande importância a pesquisa dos títulos dessas aglutininas e que há necessidade da implantação de protocolos transfusionais específicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que, em caso de aceite do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Salus, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Salus da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
- Certifico que o artigo representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ouno eletrônico;
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
No caso de artigos com mais de seis autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo especificado:
Certifico que:
- Contribui substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
- Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
- Participei da aprovação da versão final do manuscrito.