<b>Análise de crescimento da Brachiaria em diferentes densidades e épocas de semeadura sob consórcio com a cultura da soja</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1494Keywords:
Integração lavoura pecuária, competição, época de semeadura, soje e brachiariaAbstract
A análise de crescimento tem sido usada na tentativa de explicar diferenças no crescimento, de ordem genética ou resultante de modificações do ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento da Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã em diferentes época de semeadura e densidade sob consórcio com a cultura da soja transgênica M-8766, em condições da região sudoeste do Estado do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial de (2 x 4) + 4, com quatro repetições. A semeadura da Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã ocorreu aos 20 e 30 dias após a emergência da soja RR M-8766, com quatro densidades (3, 6, 9 e 12 kg de semente ha-1) e quatro densidades de braquiária crescidas isoladamente, sendo testemunha de referência. O cultivo da Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã em consórcio com a cultura da soja RR M-8766 é viável, na semeadura de 20 ou 30 DAE, pelo ganho de massa seca da parte aérea inicial após a colheita da soja. Do ponto de vista fisiológico é favorável o consórcio entre soja e braquiária na densidade de 3 kg ha-1 nas duas épocas de semeadura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).