Comparação de medidas planimétricas obtidas por receptor GPS e material cartográfico
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v5i3.2007Palavras-chave:
Topografia, fotogrametria, carta planialtimétricaResumo
O presente trabalho se refere uma pesquisa com levantamento planimétrico realizado na propriedade denominada Fazendinha da Serra, localizada no município de Botucatu-SP. Utilizando um Receptor Topográfico (GPS) percorreu-se toda a divisa da propriedade onde se efetuou a leitura de 51 posições de coordenadas UTM, sendo este número de pontos necessário para uma perfeita representação do perímetro, devido a propriedade estar situada parte no “front” e parte no reverso da “cuesta”. O cálculo da área e do perímetro da propriedade foram obtidos por meio do programa Datageosis versão 2.3 profissional. O objetivo foi verificar a precisão da Carta Planialtimétrica do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC) e de Fotografias Aéreas pancromáticas do ano de 1972 e coloridas de 2005, comparando-se com os valores obtidos com o levantamento planimétrico realizado diretamente no campo por meio do Receptor GPS Topográfico. Os resultados obtidos permitiram constatar que a área que mais se aproximou da verdade de campo foi obtida através da carta planialtimétrica em escala 1:10.000, seguidas das fotografias aéreas de 1972 (A.T.) com denominador de escala média de 1:25.987 e de 2005 com escala nominal aproximada de 1:30.000.
Referências
AFFONSO, A. Introdução ao Geoprocessamento e ao Sensoriamento Remoto. Programa de Pós Graduação em Sensoriamento Remoto.Universidade de Taubaté/UNITAU, Taubaté, 2002. 50p.
ALBUQUERQUE, P.C.G.; SANTOS, C.C; GPS para Iniciantes. São José dos Campos, INPE, 2003. 46 p.
BAIO, F.H.R.; ÂNGULO FILHO, R.; VETTORAZZI, C.A.; RAFFO, J.G.G.; ELIAS, A.I. Estudo da exatidão de um GPS operando em duas taxas de aquisição de dados. In. Anais Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 27, 1998. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1998. P.347-9.
BARROS, Z.X. de; BARROS, B.S.X. de; GOMES, L.N.; CARDOSO, L.G.; CAMPOS, S. Medição de áreas rurais por fotografias aéreas, em escala nominal e média, comparadas à obtida por GPS topográfico. Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia, v.3, n.1, p.67-71, 2010.
HASEGAWA, J.K.; GALO, M.; MONICO, J.F.G.; IMAI, N.N. Sistema de Localização e Navegação Apoiado por GPS, In: Congresso Brasileiro de Cartografia. Recife – PE, 1999. CD-ROM.
LEPSH, I.F.; BELLINAZZI JUNIOR, R.; BERTOLINI, D. ESPÍNDOLA, C.R. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. Campinas: SBCS, 1991. 175p.
NOVO, E.M. de M. Sensoriamento remoto: Princípios e Aplicações. São Paulo. Edgard Blucher. 1989. 308p.
PISSARRA, T.C.T. et al. Utilização de sistemas de informação geográfica para avaliação de áreas de preservação permanente em microbacias hidrográficas: um estudo de caso para o município de Jaboticabal, SP. In. Anais XI SBSR. Belo Horizonte: INPE, 2003. p.1915-1920. Disponível em http://marte.dpi.inpe.br/ col/1tid.inpe.br/sbsr/2002/11.18.09.39/doc/14_374.pdf. Acesso em: 20 ag. 2012.
SCHAFER, A.G.; LOCH, R.E.N. Aplicação do sensoriamento remoto em projetos rodoviários: um histórico, uma realidade e uma necessidade como disciplina em cursos de engenharia. In. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Goiânia, 2005, INPE, p.1361-1368. Disponível em: http://marte.dpi.inpe.br/ col/1tid.inpe.br/sbsr/2004/11.13.12.45/doc/1361.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012.
SILVA, C.M., CATÂNEO, A.; CARDOSO, L.G. Sistema de Planimetria Digitalizada. In. Anais Jornada Científica da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Botucatu-SP. Associação dos Docentes de Botucatu, 1993, p.109.
TRAGUETA, N.L. Implicações do uso de receptores GPS de navegação sem conhecimento de suas limitações e configurações básicas. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agronômicas – Universidade Estadual Paulista, Botucatu. 2008. 79f.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).