Fungos micorrízicos arbusculares e adubação fosfatada no desenvolvimento de mudas de melancia
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v5i2.1716Keywords:
Citrullus lanatus, fósforo, inoculação, colonizaçãoAbstract
O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação com o objetivo de avaliar o crescimento de mudas de melancia inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e adubadas com fósforo (P). Utilizou-se bandejas de poliestireno expandido com 128 células, preenchidas com substrato comercial, previamente esterilizado, adotando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 (três épocas de aplicação de fósforo, inoculadas ou não com FMA) e cinco repetições de 32 células, sendo consideradas úteis as 12 células centrais. Os tratamentos constituíram-se de adubação fosfatada utilizando uma fonte de fósforo solúvel, na dosagem equivalente a 450 mg dm-3 de P aos 0, 10 ou 20 dias após a semeadura, adicionados ou não de solo micorrizado na proporção de 50 esporos por célula. Aos 30 dias após a semeadura foram avaliadas a altura, massa da matéria fresca e seca da parte aérea e das raízes de seis mudas consideradas úteis e, a colonização das raízes por FMA das seis mudas úteis restantes. A inoculação com FMA não foi significativa sobre o desenvolvimento das mudas de melancia e a aplicação de fósforo aos 10 dias após a semeadura, independente da inoculação ou não com FMA, proporcionou maior altura e acúmulo de massa da matéria fresca e seca da parte aérea e radicular das mudas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).