Deposição de glifosato e utilização de adjuvante para diferentes pontas de pulverização e horário de aplicação
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v5i2.1672Palavras-chave:
tecnologia de aplicação, horário de aplicação, deriva, herbicidaResumo
São contraditórios os resultados obtidos por pesquisadores quanto à eficiência do uso de adjuvantes, que tem com finalidade promover melhorias nas qualidades físicas da calda de pulverização, maximizando a eficiência e diminuindo os riscos de deriva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar a influência de adjuvante na deposição da calda de pulverização com glifosate, aplicada com três pontas de pulverização e em condições distintas de temperatura e umidade relativa do ar. Em dois horários aplicou-se uma solução de glifosate, com e sem a adição de adjuvante ‘antideriva + cobre’, com três tipos de pontas de pulverização. A condutividade elétrica da solução de lavagem dos alvos de pulverização foi a metodologia adotada para avaliar o nível de deposição. Os resultados mostraram que sem o uso do adjuvante a deposição teve a variação esperada em função do tamanho da gota produzida pelas pontas de pulverização e horário de aplicação. Já com o uso do adjuvante, de forma geral, os resultados preconizados não ocorreram, ou foram até contrários aos esperados.Downloads
Publicado
19-10-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).