Comprimentos de estacas e AIB na formação de porta-enxertos de videira ‘Harmony’ e ‘Campinas’

Authors

  • Essione Ribeiro Souza Universidade Estadual Paulista
  • Valtemir Gonçalves Ribeiro UNEB
  • Ozeas Roberto de Mendonça UNEB
  • Aline da Silva Santos Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias
  • Márcia Adriana Carvalho dos Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5777/paet.v5i2.1584

Keywords:

Vitis spp, estaquia, auxina

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar a formação de mudas dos porta-enxertos de videira ‘Hamony’ e ‘Campinas’ utilizando-se estacas com diferentes comprimentos, e diferentes concentrações de ácido indolbutírico. Estacas do ‘Harmony’ e ‘Campinas’, com 10, 20, 30 e 40 cm de comprimento foram imersas em soluções de AIB (0, 300, 600 mg L-1) por 24 horas e, em seguida, colocadas em sacos plásticos contendo substrato composto por terra, areia e húmus, na proporção 2:3:1. Após 110 dias foram feitas avaliações relativas à percentagem de estacas brotadas, massa da matéria fresca e seca da parte aérea e de raízes, e de comprimento da maior raiz emitida pelas estacas. Verificou-se que as estacas do porta-enxerto ‘Campinas’ formaram mudas de maior vigor vegetativo, em comparação às do ‘Harmony’, e que as concentrações de AIB a 300 e 600mg.L-1 promoveu resultados positivos em todas as característica avaliadas nas estacas com 20 e 30 cm de comprimento.

Author Biographies

Essione Ribeiro Souza, Universidade Estadual Paulista

ossui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Horticultura Irrigada pela Universidade do Estado da Bahia e doutoranda em Horticultura (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita de Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: na Técnica de análise e fertilidade de gema em uva (Vitis vinifera (L.), prática de tensiômetria para determinação da curva característica do solo e irrigação.

Valtemir Gonçalves Ribeiro, UNEB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1992), Mestrado em Fitotecnia (Cultura de Tecidos de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997), Doutorado em Fitotecnia (Fruticultura) pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado pela Universidade do Estado da Bahia/PRODOC - FAPESB - Programa de Apoio a Instalação de Doutores no Estado da Bahia (01/03/2003 a 31/03/2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, ministrando as disciplinas: Fruticultura (Graduação) e Fruticultura Tropical Irrigada (Mestrado em Horticultura Irrigada). Atua principalmente nos seguintes temas: fruticultura tropical, com ênfase em viticultura (uvas sem sementes) e espécies nativas, sistemas de produção, propagação de plantas e cultura de tecidos vegetais. Encontra-se em curso de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Botucatu, projeto intitulado "Avaliação de caracteristicas fisiologicas em acessos de videira visando à produção; e análises de arginina e carboidratos para definir espaçamento entre plantas da cv. Thompson Seedless".

Ozeas Roberto de Mendonça, UNEB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (2008), atuando principalmente nos seguintes temas:Agricultura Orgânica, Horticultura conservação pós-colheita, goiaba, manga e Agricultura de Baixo Carbono

Aline da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e mestrado em Horticultura Irrigada pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: germoplasma, Citrullus lanatus, Cucumis melo.

Márcia Adriana Carvalho dos Santos, UFPB

Doutoranda em Agronomia na sub área de Agricultura Tropical pela Universidade Federal da Paraíba. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Pós-Graduada em Fruticultura no Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (2010), Mestre em Agronomia na sub área de Horticultura Irrigada com ênfase em Melhoramento de Plantas Hortículas pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento de Plantas, Floricultura, Parques e Jardins, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Genéticos de Cucurbitaceae e Fruteiras Nativas da Caatinga.

Published

19-10-2012

Issue

Section

Articles