<b>Desempenho de bicos rotativos e hidráulicos na aplicação aérea de fungicidas em cana-de-açúcar</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1554Palavras-chave:
tecnologia de aplicação, pontas de pulverização, taxa de aplicação, ferrugem alaranjadaResumo
Com o surgimento epidêmico da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) causada pelo fungo Puccinia kuehnii, as aplicações de fungicidas tornaram-se necessárias nas variedades susceptíveis. Todavia, poucos estudos concernentes à tecnologia de aplicação são encontrados na literatura, especialmente em relação à aplicação aérea. O objetivo foi avaliar a distribuição da calda de fungicida em aplicação aérea para cana-de-açúcar com diferentes bicos de pulverização. Desenvolveu-se dois experimentos em esquema fatorial de forma inteiramente casualizada com 5 repetições. O experimento I realizou-se em um fatorial 2 x 4 para bico rotativo tipo Micronair, tendo como fatores taxas de aplicação (10 e 20 L ha-1) e posições na planta (folha +1 ponta, folha +1 inserção da lígula, folha +3 e folha +5), respectivamente. O experimento II foi estruturado em fatorial 2 x 2 x 4 para o bico de pulverização hidráulico, envolvendo os fatores ângulo de inclinação do jato (0º e 45º), taxa de aplicação (30 e 40 L ha-1) e as mesmas posições na planta do experimento I. As aplicações do fungicida azoxystrobin + cyproconazole (0,5 L ha-1) com adição de óleo mineral (0,6 L ha-1) foram feitas com uma aeronave modelo Ipanema. As variáveis avaliadas foram o diâmetro mediano volumétrico (DMV), porcentagem de cobertura e número de gotas por cm2. Os resultados mostraram, para as três variáveis avaliadas, que houve semelhança estatistica entre os bicos de pulverização testados, bem como entre as técnicas de aplicação (taxas e ângulos) estudadas. Também não foram encontradas diferenças significativas em relação as posições das folhas na planta. Nesse sentido, os resultados denotam a possibilidade de usar taxas de aplicação reduzidas e aplicabilidade dos bicos hidráulicos para este tipo de pulverizacao.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).