<b>Aplicação da tecnologia de informação espacial como ferramenta de planejamento e suporte à agricultura familiar</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1529Keywords:
Planejamento rural, suporte a decisão, Sistema de Informações GeográficasAbstract
O objetivo da pesquisa foi avaliar a viabilidade do uso da tecnologia de informação espacial, através da implementação de um sistema de informações geográficas, para fornecer suporte administrativo a um grupo de pequenos agricultores no gerenciamento da cadeia de produção agrícola local. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo realizado com 31 agricultores familiares da cidade de Irati – PR, cadastrados no programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O sistema de informações geográficas (SIG) implementado foi direcionado para a aplicação da ferramenta de banco de dados espacial orientado ao objeto, possibilitando diversas consultas e produzindo resultados espaciais sobre inúmeras atividades desenvolvidas pelos agricultores, como distribuição espacial das propriedades, principais produtos, logística para escoamento da produção, relações sobre produção, área da propriedade, entre outras. O sistema pode ser utilizado como suporte para tomada de decisões, bem como intervenções no sentido de melhorar o desempenho individual e do grupo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).