Analysis of soil aggregate stability on the Ribeirão São Domingos watershed, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo state, under different land uses and occupations
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1517Keywords:
land use, soil management, aggregate stability, chemical properties, physical propertiesAbstract
O uso e o manejo agrícola e urbano do solo, além de provocar alterações em suas propriedades físicas e químicas, afetam a estabilidade dos seus agregados e, conseqüentemente, a resistência dos solos à erosão hídrica. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar as propriedades físicas e químicas, assim como a estabilidade dos agregados dos solos da Microbacia do Ribeirão São Domingos, município de Santa Cruz do Rio Pardo - SP, em cinco sistemas de uso e ocupação: cultivo de cana-de-açúcar (CCA), pastagem (PA), solo urbano (SU), mata nativa (MN) e cultivo de soja em rotação com culturas de inverno (CSCI). Os índices de agregação analisados apontaram, em ordem decrescente de qualidade estrutural, os usos PA, MN, CSCI, CCA e SU. Os principais fatores que influenciaram a agregação dos solos são o uso e manejo, os quais têm relação direta com a cobertura vegetal e com o aporte e manutenção da matéria orgânica. O uso CSCI apresentou as características químicas mais adequadas em função do sistema de cultivo adotado e da adubação, e o uso MN apresentou densidade do solo e porosidade mais próximas de um sistema natural.Downloads
Published
20-12-2011
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).