<b>Abastecedouro para pulverizadores e estimativa dos efeitos sobre os riscos ambientais com agrotóxicos em pequenas propriedades</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i3.1509Palabras clave:
qualidade da água, poluição ambiental, agroquímicosResumen
A água é de grande importância para garantir a sobrevivência dos seres vivos, por isso é cada vez mais expressiva a busca de alternativas que reduzam o impacto ambiental causado pelas atividades de produção, para a agricultura, notadamente uso de agrotóxicos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre custos de implantação e estimativa dos efeitos de abastecedouros comunitários no manejo de agrotóxicos com base na produção de soja, milho, feijão e trigo em pequenas propriedades das Localidades de Rio Novo e Santa Luzia, no Município de Candói-PR. A metodologia do trabalho constou de diferentes etapas, envolvendo a definição do local, considerando-se as características agrícolas representativos para o modelo agrícola praticado nas pequenas propriedades na maior parte do Estado do Paraná; definição de modelo de abastecedouro e previsão de custos e c) realização dos trabalhos de construção dos abastecedouros nas comunidades, d) estimativas dos efeitos da utilização dos abastecedouros sobre a redução da descarga de resíduos de agroquímicos nos locais de estudo. Realizou-se conjuntamente um levantamento das características das áreas agrícolas, coletando-se informações sobre as culturas produzidas e tratamentos fitossanitários aplicados por meio de pulverização. Para os cálculos dos riscos de contaminação nos momento do abastecimento foram considerados dados característicos do local, além de informações disponíveis na literatura. Verificou-se que a utilização de abastecedouro comunitário representa uma alternativa para o manejo da pulverização agrícola na etapa de preparo da calda, com potencial de reduzir o volume de agrotóxicos a ser liberado no meio ambiente no momento do abastecimento do pulverizador. O abastecedouro comunitário apresenta execução técnica de baixo custo com viabilidade econômica para pequenas propriedades rurais.Descargas
Publicado
20-12-2011
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).