Geoprocessamento na geração de cartas temáticas para fins de planejamento ambiental na microbacia do córrego Comur em Botucatu-SP
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1464Palabras clave:
Classes de declive, microbacia, geoprocessamentoResumen
O levantamento do uso da terra numa dada região é fundamental para a compreensão dos padrões de organização daquele determinado espaço. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o geoprocessamento aplicado na geração de cartas temáticas para fins de planejamento ambiental, através do Sistema de Informações Geográficas Idrisi Andes 15.0. A microbacia do Córrego Comur está situada no município de Botucatu (SP) e entre as coordenadas geográficas: latitude 22º 44’ 42” a 22º 48’ 12” S e longitudes 48º 23’ 04” a 48º 25’ 54” W Gr, com uma área de 1458,4ha. Os resultados permitiu inferir que as classes de declive de 0 a 3% e de 3 a 6% ocorrentes na microbacia representam mais de 67% da área e as de 0 a 20% predominaram em mais de 80% da microbacia. As áreas com relevo suavemente ondulado (3 a 6%) foram as mais representativas (36,92%). A unidade de solo Latossolo Vermelho Distroférrico ocorreu em mais de 45% da área. O SIG mostrou-se uma excelente ferramenta imprescindível, pois facilita e agiliza a obtenção dos dados, além de permitir seu armazenamento, que poderão ser utilizados para outras análises em futuros planejamentos geoambientais.Descargas
Publicado
15-01-2012
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).