Produção, decomposição e meia-vida da palhada de coquetéis de gramíneas sob diferentes níveis de adubação para sistema de plantio direto no cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1460Palabras clave:
cultura de cobertura, decomposição de palhada, meia-vida, gramíneaResumen
Objetivou-se com este trabalho avaliar a produção, decomposição e meia-vida de palhada em coquetéis de gramíneas sobre a antecipação de níveis de adubação da cultura sucessora em sistema de plantio direto, no cerrado, na região sul do Estado do Tocantins. A produção de massa seca e a taxa de decomposição foram avaliadas em um experimento com quinze tipos de cobertura vegetal: milheto pérola (Pennisetum americanum), braquiária (Brachiaria brizantha), sorgo forrageiro (Sorghum vugares pers), andropogon(Gayanus kunth), em solteiro e em coquetéis, e com 0% e 40% de adubação química recomendada para a cultura sucessora (soja), em solo de cerrado, em Alvorada, região sul do Tocantins. Em um Latossolo Vermelho distrófico, submetido a 13 anos de cultivo, sendo: 8 anos sob sistema convencional com o uso gradagem aradora e gradagem niveladora; 2 anos sob cultivo mínimo com o uso de gradagem niveladora e subsolador posteriormente e 3 anos sob sistema de plantio direto. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de coquetéis de gramíneas aumenta a produção de palhada em sistema de plantio direto. O aumento do nível de adubação química promove aumento na produção de palhada, sendo o efeito mais significativo nos coquetéis que envolveram mais gramíneas. O semeio a lanço da gramínea andropogon na superfície do solo promove uma melhor exploração da área produtora de palhada. Entretanto, essa gramínea não contribuiu para o aumento da produtividade nos coquetéis que foi envolvida. A presença das gramíneas milheto, brachiaria e sorgo em coquetel promovem a maior produtividade e volume de palhada remanescente para o sistema de plantio direto em ambos os níveis de adubação química.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).