Brightness and recipient in the emergence and development of cedar plants
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1451Keywords:
Tree seeds, Meliaceae, Forest nurseries, Cedrela odorataAbstract
O cedro é uma espécie de grande valor econômico e grande intensidade de exploração por indústrias madeireiras. A produção convencional apresenta dificuldades de padronização e requer pesquisas voltadas a propagação e desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo avaliar a emergência e o desenvolvimento de mudo cedro (Cedrela odorata) por meio do uso de parâmetros morfológicos, produzidas em diferentes ambientes e recipientes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, disposto num arranjo fatorial 2 x 2 (dois tamanhos de recipientes e duas intensidade de luz, em substrato Plantmax® sendo cinco repetições de 10 plantas. As avaliações foram realizadas diariamente após a semeadura até o 63º dia, em ambiente a pleno sol e sombreamento de 50%, em tubetes com os volumes de 50 e 110 cm³. As características avaliadas foram a emergência total de plântulas, o índice de velocidade de emergência, o diâmetro do coleto, o comprimento de raiz, o comprimento da parte aérea, a massa seca de raiz e a massa seca da parte aérea. Com base nos resultados o recipiente pequeno (50 cm³) pode ser utilizado. O ambiente com 50% de sombra proporcionou melhor desenvolvimento das plântulas de cedro até o 63º.Downloads
Published
21-12-2011
Issue
Section
Nota Técnica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).