Época de semeadura do sorgo forrageiro em duas localidades do estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1449Palabras clave:
Sorghum bicolor (L.), Colletotrichum graminicola, matéria seca, semiáridoResumen
Objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar o efeito da época de semeadura de cultivares de sorgo forrageiro em duas localidades do Estado de Minas Gerais na severidade do Colletotrichum graminicola bem como produtividade de matéria seca da forragem. Os experimentos foram conduzidos sob o delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 5 x 2, com quatro repetições, sendo cinco cultivares, cinco épocas de semeadura e duas localidades. As primeiras semeaduras foram realizadas no início da segunda quinzena de outubro, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta foram aos 15, 30, 45 e 60 dias após a primeira. As cultivares SHS500 e Volumax apresentam maior tolerância a antracnose independente dos municípios de Francisco Sá, e Jaíba, MG. O atraso na época de semeadura aumenta a severidade da antracnose do sorgo, em função da cultivar e local. A produtividade de matéria seca do sorgo forrageiro é afetada pela época de semeadura e municípios de Francisco Sá, MG e Jaíba, MG.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).