Fertilidade de cruzamentos, potencial fisiológico e armazenamento de sementes de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1437Palabras clave:
melhoramento genético, Saccharum, germinação, vigorResumen
A cana-de-açúcar (Saccharum sp.) é um dos principais produtos agrícolas do Brasil. Para seu cultivo são utilizados rizomas ou colmos, que permitem reproduzir o mesmo genótipo infinitas vezes. Contudo, em programas de melhoramento genético, a reprodução sexuada torna-se necessária para produzir novas combinações genéticas e, a utilização de sementes constitui a base para obtenção de variedades mais produtivas. Neste sentido, este trabalho objetivou avaliar a fertilidade de cruzamentos bi-parentais e múltiplos, envolvendo as variedades RB92579 e RB92606, bem como determinar o potencial fisiológico e de armazenamento das sementes (espiguetas) produzidas. A determinação da fertilidade dos cruzamentos foi realizada por meio da avaliação da percentagem de cariopses produzidas em cada cruzamento e, o potencial fisiológico das sementes pela utilização de testes de germinação e vigor. Para avaliação do potencial de armazenamento, as sementes foram mantidas durante seis meses em embalagens de papel tipo Kraft multifoliado, sob câmara refrigerada a 21 ± 4,5 °C e umidade relativa do ar de 44 ± 14% e, as avaliações realizadas mensalmente por meio de testes de germinação e vigor. A fertilidade e o potencial fisiológico de sementes de cana-de-açúcar são fortemente afetados pelo tipo de cruzamento envolvendo as variedades RB92579 e RB92606. O desempenho das sementes, apesar de pequenas oscilações ao longo do tempo, foi conservado durante os seis meses de armazenamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).