<b>Influência da adubação nitrogenada sobre a qualidade da silagem de milho</b>

Authors

  • Simone Basi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Mikael Neumann Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Fabiano Marafon Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Robson Kyoshi Ueno Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Itacir Eloi Sandini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1433

Keywords:

fibra em detergente neutro, produção de matéria seca, porcentagem de grãos na silagem

Abstract

A qualidade final da silagem de milho está diretamente relacionada ao estado nutricional das plantas. Dos nutrientes exigidos pela cultura, o nitrogênio (N) é considerado o de maior importância. A presente revisão tem como objetivo discutir aspectos relacionados à dinâmica deste nutriente na planta de milho, dando ênfase em sua influência nos diversos eventos fisiológicos dos quais participa. A produção de matéria seca depende da fonte e da forma de fornecimento deste elemento à planta. O uso de Azospirillum brasilense vem ganhando destaque através da fixação biológica de nitrogênio, por reduzir os custos de produção pela economia no uso de N mineral, bem como, pelo incremento de produção devido a um aproveitamento mais regular do nutriente em relação aos adubos minerais, garantindo assim, maior produtividade e qualidade do material. Com melhor entendimento das funções deste nutriente à planta, das alternativas de fornecimento e de técnicas de manejo pode-se obter uma silagem de maior valor nutricional, em razão do aumento da concentração de proteína na planta. Além disso, ocasiona maior produção de matéria-seca por unidade de área, incremento na produção de grãos, aumento do seu valor energético, influencia na concentração de fibras do material ensilado e possivelmente no desempenho dos animais.

Author Biographies

Simone Basi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Agronomia “Strictu Sensu”, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Mikael Neumann, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Eng. Agr., Dr., Prof. do Curso de Mestrado “Strictu Sensu”da  Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO, Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Educacional de Guarapuava – CEDETEG.

Fabiano Marafon, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Agronomia “Strictu Sensu”, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Robson Kyoshi Ueno, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Agronomia “Strictu Sensu”, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Itacir Eloi Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Eng. Agr., Dr., Prof. do Curso de Mestrado “Strictu Sensu”da  Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO, Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Educacional de Guarapuava – CEDETEG.

Published

11-06-2012

Issue

Section

Revisão Literária