<b>Influência da adubação nitrogenada sobre a qualidade da silagem de milho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1433Keywords:
fibra em detergente neutro, produção de matéria seca, porcentagem de grãos na silagemAbstract
A qualidade final da silagem de milho está diretamente relacionada ao estado nutricional das plantas. Dos nutrientes exigidos pela cultura, o nitrogênio (N) é considerado o de maior importância. A presente revisão tem como objetivo discutir aspectos relacionados à dinâmica deste nutriente na planta de milho, dando ênfase em sua influência nos diversos eventos fisiológicos dos quais participa. A produção de matéria seca depende da fonte e da forma de fornecimento deste elemento à planta. O uso de Azospirillum brasilense vem ganhando destaque através da fixação biológica de nitrogênio, por reduzir os custos de produção pela economia no uso de N mineral, bem como, pelo incremento de produção devido a um aproveitamento mais regular do nutriente em relação aos adubos minerais, garantindo assim, maior produtividade e qualidade do material. Com melhor entendimento das funções deste nutriente à planta, das alternativas de fornecimento e de técnicas de manejo pode-se obter uma silagem de maior valor nutricional, em razão do aumento da concentração de proteína na planta. Além disso, ocasiona maior produção de matéria-seca por unidade de área, incremento na produção de grãos, aumento do seu valor energético, influencia na concentração de fibras do material ensilado e possivelmente no desempenho dos animais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).