Teores de carboidratos contidos em raízes, sarmentos e folhas da videira cultivar Itália
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1430Palabras clave:
Vitis vinifera (L.) physiology of production, starchResumen
A cv. Itália é a principal representante das uvas finas de mesa com sementes no Vale do Submédio São Francisco, e, por ser uma cultivar introduzida na região, ajustes de manejo cultural tem sido necessários para torná-la mais produtiva. Análises de teores de carboidratos em raízes, sarmentos e folhas da cv. Itália, enxertada sobre o porta-enxerto IAC-313 (‘Tropical’) foram realizadas e correlacionadas com as taxas de fertilidade de gemas de sarmentos situados em diferentes posições do braço primário das plantas. Verificou-se que a fertilidade de gemas varia de acordo com a posição dos sarmentos nas plantas, havendo uma correlação positiva entre a fertilidade potencial de gemas e os teores de amido e de açucares totais, e que a expressão da fertilidade de gemas em sarmentos situados na posição basal da planta é maior.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).