Avaliação do ciclo fenológico da cultura do milho em função da soma térmica em Guarapuava, Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1424Palabras clave:
déficit hídrico, clima Cfb, balanço hídricoResumen
A disponibilidade térmica tem influência direta sobre o desenvolvimento fenológico das plantas, de tal forma que locais ou períodos com temperaturas mais elevadas determinam aceleração em seu desenvolvimento. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento climático visando estabelecer a duração provável das fases fenológicas e do ciclo total de desenvolvimento da cultura do milho para a região de Guarapuava-PR, baseado na soma térmica acumulada. O estudo foi desenvolvido tendo como base uma série histórica de dados meteorológicos médios diários para o período de 1984 a 2008 compilados do acervo da estação meteorológica da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO em Guarapuava-PR. Considerou-se para o estudo o Zoneamento Agrícola do Estado do Paraná, recomendado pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, onde se considera como recomendado para a semeadura da cultura do milho o período de semeadura de 21 de setembro a 10 de novembro. Os tratamentos constaram de previsão de semeadura nas datas de 1) 21/09, 2) 01/10, 3) 11/10, 4) 21/10, 5) 31/10 e 6) 10/11. O cálculo da soma térmica em graus-dia (GD) foi realizado a partir da temperatura média do ar subtraída da temperatura base. Assumiu-se que o desenvolvimento das plantas foi constante entre a temperatura base inferior 10°C e temperatura base superior 32° conforme. O uso da soma térmica é uma metodologia prática que pode ser utilizada para previsão de duração de fases fenológicas e do ciclo de desenvolvimento da cultura do milho. Quando o cultivo do milho for realizado dentro do período recomendado conforme zoneamento agrícola do Paraná, o ciclo de desenvolvimento da cultura entre semeadura e maturação fisiológica varia entre aproximadamente 114 e 122 dias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).