Lippia alba: estudos químicos, etnofarmacológicos e agronômicos
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i1.1397Palabras clave:
erva cidreira, plantas medicinais, óleo essencial.Resumen
Lippia alba (Mill.) N. E. Brown é um subarbusto aromático, pertencente à família Verbenaceae, ocorre praticamente em todas as regiões do Brasil, é de grande importância na medicina popular brasileira. Na medicina popular é usada como analgésico, anti-inflamatório, sedativo e antiespasmódico. Visando contribuir para um maior conhecimento da espécie é apresentada uma revisão envolvendo estudos químicos, agronômicos e farmacológicos publicados. Estudos farmacológicos comprovaram atividades sedativa e ansiolítica. Efeitos reais para outros usos tradicionais podem ser explicadas principalmente pelas propriedades anti-infeciosas e analgésicas. Lippia alba também possui atividades antiprotozoário, antibacteriana e antifúngica, que podem ser exploradas na agricultura orgânica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).