<b>Avaliação da eficiência agronômica de <em>Azospirillum brasilense</em> na cultura do trigo e os efeitos na qualidade de farinha</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1394Keywords:
Triticum aestivum, nitrogênio, fixação biológicaAbstract
O objetivo do trabalho foi o de avaliar a eficiência da inoculação da bactéria Azospirillum brasilense sobre os parâmetros agronômicos da cultura do trigo, onde utilizou-se a dosagem recomendada da bactéria e três vezes essa dosagem, frente a dois níveis de adubação nitrogenada em cobertura. O experimento foi conduzido no campo experimental do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições, totalizando 35 parcelas (7 tratamentos x 5 repetições). As parcelas foram constituídas por nove fileiras (5,0 m comprimento x 0,17 m entre-linha), com uma área total de 7,65 m2 e área útil constituída pelas duas fileiras centrais. Os parâmetros agronômicos obtidos demostram que a utilização da bactéria Azospirillum brasilense não proporcionou diferenças estatísticas na produtividade em comparação com os demais tratamentos. Além disso, os parâmetros de qualidade de farinha avaliados não diferiram estatisticamente, indicando que, os tratamentos com e sem redução da adubação nitrogenada e com e sem a utilização do Azospirillum brasilense, não foram capazes de reduzir a sedimentação, proteína bruta e falling number. Dessa maneira, se pode inferir que a bactéria apresenta eficiência agronômica na aplicação via tratamento de sementes visando, principalmente, a redução na adubação de cobertura com nitrogênio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).