Application the geographic information system for the determination of topographic factor in a watershed
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1368Keywords:
Geoprocessing, slope, lengthAbstract
O fator topográfico representa a influência do comprimento de rampa e da declividade na intensidade de erosão hídrica em um solo. O presente trabalho tem como objetivo testar o uso Sistema de Informação Geográfica (SIG) na determinação do fator topográfico (LS) da equação universal de perdas de solo, EUPS. A área de estudo ocupa 8007,4 ha, apresenta relevo suave ondulado formado por duas classes de solos (Latossolo Vermelho e Argissolo Vermelho Amarelo). A análise dos dados foi realizada por meio do sistema de informação geográfica, no cálculo do fator topográfico. Os resultados obtidos mostraram a predominância de áreas com valores baixos a moderados para o fator topográfico. Apesar de a microbacia apresentar um relevo predominantemente suave ondulado a ondulado, o fator (LS) exerceu uma influência importante no processo erosivo principalmente à montante da microbacia onde o relevo é mais ondulado. Em contra partida, encontrou-se altos valores do comprimento de rampa (L) a jusante da microbacia, mostrando maiores valores do fator topográfico nestas áreas.Downloads
Published
20-12-2011
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).