Analysis of variability of climatic indexes for the state of the Paraíba – PB
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1333Keywords:
Climatic Indexes, Evapotranspiration, Water Balance, Climatic ClassificationAbstract
Este trabalho teve como principal objetivo o estudo da variação espacial das variáveis meteorológicas (DEF,EXC, Ia, Iu e Ih) em função da capacidade de água disponível (CAD) nos níveis de 75, 100, 125 e 150 obtidas através do balanço hídrico climatológico proposto por THORNTHWAITE (1948) no Estado da Paraíba. Na realização desse balanço hídrico foram utilizados dados de precipitação disponíveis na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande e uma estimativa da temperatura do ar para uma série especificada de 1970 a 2000 com base em 54 postos pluviométricos localizados por todo o Estado. No mapeamento das variáveis meteorológicas, utilizou-se de ferramentas da Geoestatística para construção dos mapas de isolinhas, por meio da técnica de krigagem, para obter as zonas homogêneas que possibilitem um planejamento do uso e manejo agrícola diferenciado da área. Através dessa análise foi verificado que ocorreram pequenas variações dessas variáveis em função das lâminas estudadas, comprovados pelo baixo índice pluviométrico juntamente com o alto índice de evapotranspiração potencial na maior parte desse Estado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).