Soil cover and determination of conflicts in the drainage network of the Lageado and Edgardia farms in Botucatu – SP, obtained from aerial photography
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1306Keywords:
permanent preservation area, geoprocessing, remote sensingAbstract
O presente estudo teve como objetivo discriminar, mapear, quantificar as áreas de ocupação do solo e também verificar possíveis áreas de conflito de uso do solo em Área de Preservação Permanente - APP ocorrentes nas Fazendas Lageado e Edgardia – Município de Botucatu (SP). Foram utilizadas fotografias aéreas coloridas do ano de 2005, tendo como ferramenta de avaliação o Sistema de Informação Geográfica - IDRISI Andes 15.0. A área de preservação permanente (140,91 ha) está sendo ocupada por pastagens, áreas agrícolas e outros usos (24,94 h%) e o restante por matas ciliares e várzeas com ocupação fragmentada. As Fazendas Lageado e Edgardia, no ano de 2005, eram ocupadas de forma predominante por matas ciliares, mostrando sua recuperação com relação ao ano de 1962; seguidas de culturas agrícolas, outras ocupações, pastagens e várzeas, respectivamente. As fotografias aéreas associadas ao SIG-Idrisi mostraram ser ferramentas eficientes no mapeamento da área e monitoramento de impactos ambientais.Downloads
Published
20-10-2011
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).