Estimate of the chemical composition of Braquiaria cv. Marandú by chlorophyll meter
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i2.1084Keywords:
Brachiaria brizantha, matéria seca, proteína bruta, fibras em detergente neutro, estado nutricionalAbstract
A concepção de um método rápido, eficiente e econômico é importante para a avaliação de características nutricionais em plantas forrageiras devida à elevada variação desses parâmetros nas gramíneas tropicais em um curto intervalo de tempo. O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de uso do medidor de clorofila Minolta SPAD-502 para avaliação da matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e fibras em detergente neutro (FDN) das plantas de Brachiaria brizantha cv. Marandu. As amostras foram obtidas em uma área de pastagem, tendo como parâmetro de coleta a intensidade de cor verde das folhas. Posteriormente às leituras do índice SPAD, realizadas na porção mediana das folhas, estimou-se a composição química. A partir dos dados obtidos, foi possível estabelecer modelos para a relação entre teor de MS, PB, e índice SPAD. O ajuste do modelo quadrático expressou a melhor relação entre o conteúdo de PB e as leituras do índice SPAD. O modelo linear foi mais adequado para representar a relação entre MS e índice SPAD. Não foi possível convencionar um modelo entre teor de FDN e índice SPAD.Downloads
Published
20-12-2011
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).