<b>Deriva de sub-dosis de glyphosate en plantas jóvenes de Varjão (<i>Parkia multijuga</i> Benth.)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1073Palabras clave:
fitotoxicidad, herbicidas, las especies nativasResumen
Este estudio tuvo como objetivo evaluar la respuesta a la toxicidad de diferentes sub-dosis de glyphosate en las plantas jóvenes de Varjão (Parkia multijuga Benth.). El experimento se ha instalado en área experimental de la UNEMAT - Universidad de lo Estado de Mato Grosso, en el Campus de Alta Floresta, Alta Floresta-MT. Los tratamientos fueron tres sub-dosis de glifosato (T1-6%, T2-12%, T3-24% de la dosis recomendada de 3,0 L ha-1) y T4 - control (sin aplicación). Después de 7, 14, 21, y 28 días y de 6 meses de aplicación del herbicida, se hicieron mediciones de la altura y de lo diámetro de las plantas con la atribución de las notas de fitotoxicidad. Después de 6 meses de aplicación del herbicida, se encontró que dosis crecientes de glyphosate provocan lesiones en las hojas y reducción del crecimiento en altura de las plantas de Parkia multijuga, hubo uno pequeño índice de mortalidad, sin embargo, se observó una mejoría significativa en todos los tratamientos probados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).