POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220018Resumo
As Instituições de Ensino Superior vêm enfrentando diversas dificuldades de implementação do ensino remoto, não somente pela pandemia, mas também pelos cortes de recursos nos últimos anos, que limita o funcionamento na sua íntegra. O presente trabalho busca refletir acerca das políticas públicas educacionais, a sua relação com os cortes de verbas e o sucateamento do ensino superior agravado com a pandemia. Atribui-se a esta pesquisa uma natureza qualitativa, cujas técnicas de obtenção de dados foram por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, e para interpretação de dados utilizou-se a análise de conteúdo temático. Conclui-se que, as verbas cortadas durante a pandemia da Covid-19 afetaram diretamente a permanência dos estudantes nas universidades, tendo em vista que inúmeros estudantes dependem dos subsídios amparados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para sua permanência nas universidades.
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