ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: CARACTERÍSTICAS DAS ESCALAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220011Resumo
A dimensão espiritual do indivíduo é largamente aceita por profissionais da área de Saúde ao vincularem-na ao bem-estar humano. Na área de Ciências Sociais Aplicadas, entretanto, ainda há um significativo hiato entre os estudos sobre espiritualidade e sua aplicação por profissionais nas organizações. É forçosa a adoção de escalas validadas capazes de apontar o nível ou as características de espiritualidade dos indivíduos para posteriores análises no ambiente organizacional. O objetivo deste trabalho centra-se na apresentação crítica das escalas sobre espiritualidade validadas no contexto brasileiro e a potencial aplicabilidade em pesquisas organizacionais. Após revisão bibliográfica, foram identificadas 12 escalas na literatura científica devidamente validadas para o contexto brasileiro. As escalas foram analisadas sob a perspectiva da espiritualidade em seu conceito amplo, que independe de vínculo religioso e cuja aplicação pode ser realizada em ambientes multiculturais. Foram apontadas somente duas escalas que atenderam a esses critérios e apenas uma com maior capacidade de detalhamento dos aspectos humanísticos considerados, sendo essa a recomendada para pesquisas organizacionais dentre as escalas atualmente validadas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.