GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM GRAMADO (RS): COMO A CULTURA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL INFLUENCIA A CULTURA DA POPULAÇÃO SOBRE A GESTÃO DO LIXO
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220003Abstract
A gestão de resíduos sólidos urbanos se mostra um problema que afeta tanto o Brasil quanto todo o mundo, no qual os resíduos, que são produzidos em enormes quantidades, acabam se tornando um problema para a administração pública. Vários são os fatores que agravam essa situação, mas ganham destaque os socioculturais. Uma das causas percebidas para tal tem relação com a falta de parceria entre a gestão municipal e a população, em que a administração pública se ausenta das suas funções de orientação e educação ambiental e dessa forma a população não recebe incentivos à mudança de hábitos entranhados em sua prática. Este estudo teve como objetivo principal verificar a influência das ações do poder público municipal da cidade de Gramado (RS), na cultura da população em relação à gestão do seu lixo. Constatou-se que existe uma carência de informações e orientações aos moradores sobre como realizar corretamente os procedimentos de separação e descarte dos resíduos e com isso, em sua maioria, os moradores não adotam hábitos ambientalmente corretos, como a separação de seus resíduos e correta disposição para coleta. Com a pesquisa, foi possível concluir que não existem incentivos por parte da Prefeitura Municipal para prática de uma gestão domiciliar de resíduos de forma adequada nem incentivos à cooperação pela busca de uma melhoria contínua ao meio ambiente em que estão inseridos.
Published
Issue
Section
License
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.